Shu é o deus egípcio do ar seco, do estado masculino, calor, luz e perfeição.
Uma lenda conta que Shu foi criado por Deus nas águas de Nu a partir da masturbação divina e a partir de seu vômito surgiu Tefnut, sua irmã gêmea e consorte. Outra versão diz que ambos nasceram após Atum ter se masturbado.
Juntos, Shu e Tefnut geraram Geb e Nut.
Shu é o responsável por separar o céu da terra (sendo representado como um homem tendo Geb, a terra, em seus pés, e levantando Nut, o céu, com os braços, numa representação que se assemelha ao Atlas da mitologia grega). É ele também quem traz a vida com a luz do dia. É representado como um homem usando uma grande pluma de avestruz na cabeça. Criou também as estrelas pelas quais os seres humanos podem elevar-se e atingir os céus e as colocou na cidade de Gaaemynu.
Tefnut (ou também Tefnet) é a deusa que personificava a umidade e as nuvens na mitologia egípcia. Tefnut simbolizava generosidade e também as dádivas e enquanto seu irmão Shu afasta a fome dos mortos, ela afasta a sede.
Irmã e esposa de Shu, formava com ele o primeiro par de divindades da Enneade de Heliópolis.*
Tefnut é representada como uma mulher com cabeça de leão com um disco solar em sua cabeça com uma cobra. Ela é bem parecida com a deusa Sekhmet.
*Fonte: Wikipédia
>>Imagens retiradas da Internet<<
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário