quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mafdet e Herichef

Nos primórdios da mitologia egípcia Mafdet era uma deusa associada à justiça e ao poder real. O seu nome significa provavelmente "a corredora".


Era representada como um animal que ainda não foi possível identificar, sendo talvez uma pantera, um gato almiscarado (civeta) ou mangusto) subindo por um bastão onde havia uma lâmina amarrada por uma corda.

É provável que esta tenha sido a arma usada para decapitação nos primórdios. Em cenas do Novo Império ela é vista como o carrasco das criaturas malignas.

Este instrumento era usado na aplicação da justiça, estando assim Mafdet ligada ao aspecto punitivo da justiça.

Mafdet era a deusa da justiça legal ou possívelmente da execução, mas também era associada à proteção dos aposentos do rei e de outros locais sagrados, e ainda com a proteção contra animais venenosos, que eram vistos como transgressores da lei de Ma´at.
Para além deste aspecto feroz, Mafdet tinha igualmente um lado benéfico, sendo invocada para afastar as picadas dos escorpiões e das serpentes. Era por isso chamada de "Senhora da Casa da Vida", uma referência ao local onde se curavam os doentes no Antigo Egipto. A deusa era também encarada como protectora do faraó.
Ela também é mencionada nos Textos das Pirâmides do Antigo Império como protetora do deus sol Ra, contra cobras venenosas.




Herichef ou Hershef era um deus da mitologia egípcia, oriundo da região do Faium. Estava associado à fertilidade e à justiça. Acreditava-se que fazia crescer o rio Nilo, recebendo o epíteto de "Aquele com o falo potente".

O seu nome significa "O que está sobre o seu lago", o que pode constituir uma referência ao lago sagrado do templo do deus em Heracleópolis, nome grego para a cidade egípcia de Henen-nesut, capital do XX nomo do Alto Egipto. O nome Herichef foi assimilado pelos gregos a Heracles e como tal deram esse nome à cidade donde o deus era originário. Foi na sala hipóstila do templo de Heracleópolis que William Matthew Flinders Petrie encontrou a famosa figurinha do deus de seis centímetros feita emouro, que se encontra actualmente no Museum of Fine Arts de Boston.

A nível iconográfico era representado como um carneiro com chifres longos ou como um homem com cabeça de carneiro.


Fonte: Wikipédia
>>Imagens retirada da Internet<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário