domingo, 14 de outubro de 2012

Hefesto (deus ferreiro), Afrodite (deusa do amor e da beleza) e Ares (deus da guerra bruta)


Hefesto era o deus ferreiro, tinha uma aparência feia, já Afrodite, era bela, a deusa mais bonita do Olimpo.
Um dia, Zeus deu a mão de Afrodite a Hefesto. Ela só aceitou casar com ele, pensando nas jóias que iria fazer.
Durante a noite, ela tinha um relacionamento amoroso com Ares, sem dar desconfiança à seu marido. E foram tantas as vezes, que pararam de se preocupar, e baixaram a guarda.

Hélio, o deus Sol, avisou a Hefesto pelo que acontecia entre ela e Ares.
Então Hefesto planejou flagrar os dois. Disse a sua esposa que sairia por alguns dias, e quando saiu, Afrodite logo chamou Ares, e quando se encontravam deitados, a rede se apertava, de tanto se mexerem. Quando estavam todo presos, chamou os outros deuses, e aquilo se tornou motivo de gargalhadas.

Um tempo depois, soltaram os dois, e Afrodite foi logo embora à uma ilha.

Afrodite não era a única mais bonita, Atena e Hera estavam na concorrência. Para saberem quem era a mais bonita, iriam perguntar a um homem, que não conhecia a cultura grega. Se encontraram com um camponês de Troia, que vivia no campo, cada uma se apresentou e disse que dariam coisas, em troca de ser a mais bonita. Afrodite havia ganhado, não apenas pela beleza, mas também a oferta de dar a mão de Helena.



Na mitologia grega, Ares (em grego: Ἄρης, transl. Árēs) era filho do famoso Zeus (o soberano dos deuses) e Hera. Embora muitas vezes tratado como o deus olímpico da guerra, ele é mais exatamente o deus da guerra selvagem, ou sede de sangue, ou matança personificada.
Entre os helenos sempre houve desconfiança de Ares. Embora também a meia irmã de Ares, Atena, fosse uma deidade da guerra, a posição de Atena era de guerra estratégica, enquanto Ares tendia a ser a violência imprevisível da guerra. O seu lugar de nascimento e sua casa verdadeira foram colocados muito longe, entre os bárbaros e trácios belicosos (Ilíada 13.301; Ovídio, Ars Amatoria, II.10;), de onde ele se retirou depois que o seu caso com Afrodite foi revelado."

(Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário