sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Criação do mundo segundo a Mitologia Grega


Acreditavam-se que a Grécia foi criada pelos deuses Urano e Gaia, filhos de Caos. Da união deles, apenas nasceu criaturas e seres estranhíssimos. Ciclopes, gigantes... e entre eles, Crono. Crono casou com Réia, e teve cinco filhos: Deméter, Hera, Posêidon, Hades e Zeus. Mas Crono comia todos os seus filhos, então Zeus, deu um vinho especial que faria seu pai vomitar os filhos, e com seus irmãos Posêidon e Hades, destronaram o pai e criaram a paz.

Zeus então, iria fazer um sorteio entre seus dois irmãos para saber quem iria comandar o quê. Zeus ficou com o céus, Posêidon com os mares e Hades com o submundo.

O último combate, era, destruir o demônio Tífon, o filho mais novo de Gaia. Zeus com um único golpe, matou o monstro, e saiu vitorioso. Depois da batalha, criou os homens, mas como os deuses, eram imortais, não envelheciam, e não sentiam frio, porque a única estação era a Primavera. Mas acabou sumindo, e nasceu outros.

Os primeiros seres vivos foram feitos de barro. Os animais eram privilegiados, uns tinham asas para fugir, outros garras, e assim podiam sobreviver. Já os homens, com pele nua, sem garras, sem asas, eram vítimas fáceis.

Prometeu, um gigante, filho de Jápeto, ficou com pena, ele percebeu que tinham a capacidade de fazer armas e roupas, mas, faltava fogo. Foi ao Olimpo, pegou uma chama, e voltou para a Terra. Mas não demorou para Zeus descobrir.

Como na terra só tinha homens, Zeus criou a mulher, que se chamava Pandora. Ela era linda. Mandou-a para a casa de Epimeteu, irmão de Prometeu.

Ela veio com uma caixa, que nunca podia ser aberta. Zeus sabia que iria abri-la. Quando Pandora abriu, saiu dor e sofrimento, e quando Pandora a fechou, as esperanças foram trancadas ali. E Zeus, cumpriu a primeira etapa de sua vingança.

Depois, prendeu Prometeu em uma rocha, e todas as noites, uma águia gigante vinha para comer o fígado, e de dia, nascia de novo. E isso durou por muito, muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário